sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Acesso Cultura - A periferia e o difícil acesso

Esse post é para mostrar mais um trabalho que foi feito durante o segundo semestre de 2009. Dessa vez foi sobre o acesso da periferia à cultura. Foi uma das melhores, leia-se mais interessantes de produzir, reportagens que já fiz. A idéia partiu do princípio que: O artigo 215 da Constituição da República Federativa do Brasil (CF/88) afirma: “O Estado garantirá a todos
o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.” Ou seja, o direito cultural faz parte dos direitos humanos, porém nem todos os cidadãos têm acesso à cultura de uma forma geral, principalmente aqueles que se encontram na periferia.


Dentre as 26 capitais brasileiras da Confederação Nacional de Municípios, Florianópolis está em 24º lugar em investimento do orçamento para cultura em termos de percentual da receita. Atualmente em Florianópolis 0,6% da receita do município é investida em cultura. Esse dinheiro vem basicamente das leis de incentivo e imposto. Em Joinville o investimento é de 2,5%. O Plano Nacional de Cultura do Ministério da Cultura sugere que determinada porcentagem da receita do Governo seja destinada à cultura:

No Brasil – 2%
Estado – de 1% a 1,5%
Município – de 0,5% a 1%

A maior reclamação e reivindicação acima de tudo dos moradores dessas comunidades é falta do que fazer nas horas vagas. As atividades culturais normalmente são realizadas nos centros urbanos, lugares em que esse grupo não tem acesso ou não se sente parte daquilo, não fica à vontade. Isso tudo dificulta ainda mais o acesso dessas pessoas. Para aqueles que fazem projetos sociais específicos para essas comunidades, existe a necessidade de aumentar as políticas públicas direcionadas para estes grupos sociais.



Fomos até comunidades de Florianópolis para conferir de perto essa carência de Cultura, apesar de ainda ser difícil e pouco o acesso dessas pessoas, encontramos pessoas dispostas a mudar essa realidade. Veja a reportagem completa clicando aqui. Quero ainda citar e agradecer às pessoas e instiutições que de alguma forma colaboraram com esse trabalho. Seguem alguns nomes:
Fizemos também um vídeo que resume toda a pesquisa. Confira o vídeo abaixo.



Fotos de Luciene Kumm
Caso não consiga visualizar o vídeo clique aqui e veja no youtube

Nenhum comentário: